Voos 1907 e 3054: a construção dos discursos pós-desastres aéreos da GOL e da TAM
(Gilbson Alencar)
Este livro é resultado da análise da construção dos discursos produzidos por jornais digitais e pelas companhias aéreas GOL e TAM, levados ao conhecimento da sociedade via reportagens e comunicados, após os acidentes ocorridos com os voos 1907 e 3054, respectivamente em 29 de setembro de 2006 e 17 de julho de 2007. Foram utilizadas as ferramentas teóricas presentes na Análise de Discurso Crítica (ADC) e na Análise do Discurso. Através dessas abordagens foi possível averiguar se houve, por parte dos veículos de comunicação digitais, parcialidade ou imparcialidade na elaboração dos textos jornalísticos postados em portais e sites e se as empresas GOL e TAM conseguiram se comunicar com a população de forma a amenizar os danos causados às suas imagens. Outro aspecto apresentado nessa obra refere-se aos critérios objetivos de noticiabilidade que levaram os acidentes a serem noticiados. O suporte para essa análise foi obtido nas teorias do jornalismo e da comunicação de massa.
O Livro
O Autor
Gilbson Alencar. Jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado (especialista) em Comunicação Social e Crise.
Professor universitário das disciplinas Comunicação Organizacional e Redes Sociais, Tópicos Especiais em Comunicação Empresarial e Gestão da Inovação Tecnológica, na Faculdade JK. É, também, servidor público da Justiça Federal em Brasília. Desde 2011, coordena o setor de imprensa da instituição e edita a Revista Justiç@.
Já atuou como jornalista de TV, rádio, impressos e web. Em 2012, fez parte da equipe de editores do portal de notícias Lei dos Homens, projeto voltado para a cobertura do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos envolvidos no escândalo do "Mensalão". Trabalhos acadêmicos de comunicação, de sua autoria, foram publicados em mídias da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). No segmento de concursos e certificações, é autor de questões nas áreas de Comunicação Organizacional, Marketing e Inovação. Atua, ainda, como palestrante em temas relacionados à comunicação corporativa.
COMPRE SEU EXEMPLAR IMPRESSO:
- Para adquirir o livro IMPRESSO, CLIQUE AQUI.